Foto: Defesa Civil (Divulgação)
Matéria atualizada às 17h de 27 de julho de 2019
Após a chuvarada que atingiu a região durante essa semana, o tempo ficou mais firme durante a tarde desta sexta-feira. Com isso, a Defesa Civil de São Gabriel confirmou, na noite de sexta, que o nível do Rio Vacacaí começou a estabilizar e ter uma leve baixa. Até a tarde deste sábado, o rio estava 7,2 metros acima do nível normal e a prefeitura chegou a decretar situação de emergência.
Por conta da cheia, diversos pontos da cidade foram atingidos. Bairros e ruas foram obstruídas e 75 residências ficaram alagadas, somando em torno de 300 pessoas desalojadas. Apesar da estabilidade, a Defesa Civil informa que a projeção é de que a água demore algumas horas para baixar.
Programa de drenagem é ganho para cidade, mas também para quem busca a reeleição
Muitos dos desabrigados estão sendo auxiliados por familiares e amigos, além do apoio da prefeitura. Mesmo que o nível do rio comece a diminuir, a Defesa Civil orienta que os moradores não tentem retornar para suas casas até que não haja mais previsão de chuva e que as águas do Vacacaí voltem ao leito. Para que isso aconteça, a previsão é de ainda dois a três dias. Para mais informações, basta entrar em contato com o plantão: (55) 99688-5026.
Vias que continuam obstruídas por conta de alagamentos:
- Bairro Mato Grosso
- Beira-rio
- Passo da Lagoa
- Bom Fim
- Vila Maria
- ERS 630